Descobertas de Henrique Martins - 5º Ano

“Eu passei as férias estudando e eu fiz um osso de galinha ficar mole e um robô caseiro com sucatas. Para o osso de galinha ficar mole só precisa de vinagre. O segredo disso é que no vinagre tem um ácido chamado ácido acético que reage com uma substância no osso chamada carbonato de cálcio, o ácido acético corrói o carbonato de cálcio e o osso fica mole. E para fazer isso é só colocar o osso em um pote, cobrir o osso por total e deixar nesse molho por três semanas."


"Eu vi um vídeo no Youtube onde alunos do 9° Ano estavam construindo um robô e aí eu pensei: hum... Por que só crianças do 9º Ano se eu também posso conseguir? E aí eu construí e deu certo.
Para fazer o Robô eu usei duas pilhas, alguns fios, duas escovas de limpar as unhas, um motor de aviãozinho com uma hélice, uma caixa de uma lâmpada Empalux e um interruptor. Foi bem legal fazer esse robô, porque isso utiliza aquele fato do circuito elétrico que eu aprendi no semestre passado. Eu aprendi que fazer um robô nem sempre é difícil e custa caro e que não é coisa só para cientista. Agora eu estou pensando em evoluir esse robô, construir outros modelos e procurar mais coisas para fazer.


Eu também tenho outra curiosidade: você sabia que nesse mês de agosto Marte ficará muito mais perto da Terra e nós poderemos vê-lo a olho nu? Será um fato histórico, talvez nem nossos filhos, nem nossos netos e, provavelmente, nem nossos bisnetos verão esse evento de novo."
Henrique, que belo presente a Casinha Feliz recebe de você neste primeiro dia de aula que inicia o segundo semestre. Seu desejo de aprofundar sua criação e sua curiosidade, combinam perfeitamente com o pensamento de Paulo Freire:
"Sem a curiosidade que me move,
que me inquieta,
que me insere na busca,
não aprendo nem ensino".

Obrigada, Henrique por compartilhar conosco sua sabedoria!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, você está demonstrando que já é um grande cientista!
Quanta coisa você aprendeu com a ciência e ainda brincando?!
Parabéns! Fico feliz com suas descobertas mágicas!
Tia Lúcia

Postar um comentário